Controle de Posição em Virador de Vagões

O controle de clamping e apoio em viradores de vagões tem se tornado um grande desafio na atualidade, devido a fatores como diferentes formatos, alturas e até mesmo dimensões dos vagões de minérios.

Desta forma, os transdutores lineares permitem um perfeito ajuste ao vagão, com a certeza de acoplamento adequado e ajuste firme às dimensões de cada vagão.

Créditos da imagem: Mheckathorn

Esta operação de giro do vagão permite uma rápida operação de descarregamento, mas traz consigo o desafio de que o acoplamento entre o virador e o próprio vagão sejam perfeitos. Este perfeito acoplamento permite que a máquina opere em segurança, sem risco de tombamento e perda de material.

Infelizmente o tombamento dos vagões é algo ainda constante no Brasil, ocorrendo com certa frequência em sistemas controlados ainda com sistemas de posicionamento com detecções pontuais.

Transdutores Lineares Magnetostritivos

O transdutor linear magnetostritivo Novotechnik permite a detecção linear da posição dos cilindros de avanço do clamping, trazendo ao controle a precisão de parada no toque para qualquer formato ou dimensão do vagão.

Nossos sensores de posição linear permitem, também, a detecção do apoio lateral para que não hajam folgas entre o vagão e o sistema do maquinário.

Transdutor Linear Novotechnik integrado ao cilindro

Os transdutores lineares magnetostritivos Novotechnik são a excelência em detecção com precisão, durabilidade e disponibilidade em ambientes extremamente agressivos, exigências claras para aplicações externas que tenham contato com os mais diversos tipos de minérios, escória ou outros produtos comuns para esta operação.

Sensores externos sem contato permitem a instalação em sistemas mecânicos já existentes sem que seja necessária intervenção na estrutura ou parada prolongada para sua instalação.

Sua detecção do posicionador permite uma grande variação de desalinhamento ou distância relativa posicionador x sensor, com até 12 mm de distância entre as partes.

Posicionador Z-TP1-P07 integrado a sensor sem contato

A instalação dos transdutores lineares magnetostritivos permitem a detecção da posição de forma linear, do 0 ao 100% do curso com resolução de até 0,001mm.

Sua durabilidade e disponibilidade em ambientes extremamente agressivos são o diferencial mais expressivo para esta tecnologia. Com elevado grau de proteção de até IP69, os sensores podem ser aplicados em ambientes com presença de água em condição de submersão ou jatos pontuais.

MTTF (estudo de vida útil teórica) de até 355 anos

A Novotechnik é pioneira na detecção de posição linear no mundo. Com fábrica na Alemanha, possui presença mundial com suporte e atendimento dedicados.

A Cardella Automation é distribuidor oficial para o Brasil e América Latina, com suporte especializado e estoque local.